Glossário
Anti-Virus
Programa que detecta e elimina virus de computador.

Archie
Um sistema que ajuda a encontrar arquivos disponíveis na INTERNET.

ARPANET
Uma rede experimental criada pela ARPA (Advanced Research Projects Agency). Nela foram testadas as teorias e o software no qual a INTERNET se apoia. Pode-se dizer que é a "ancestral" da INTERNET.

ASCII
American Standard Code for Information Interchange. Código padrão para representação de caracteres como letras, dígitos, sinais de pontuação, códigos de controle e outros símbolos. Também denomina o arquivo texto que foi editado sem qualquer recurso associado (acentuação, negrito, sublinhado, fontes de letras, etc.).

Backbone
Espinha dorsal das grandes redes de comunicação na Internet. Normalmente são conexões de alta-velocidade que interconectam redes regionais.

Bandwidth
Ver largura de banda.

Banco de Dados
Um conjunto de informações relacionadas entre si, referentes a um mesmo assunto e organizadas de maneira útil, com o propósito de servir de base para que o usuário recupere informações, tire conclusões e tome decisões.

BBS
Bulletin Board System. Usualmente, o termo se refere a um pequeno sistema acessado via linha discada, restrito a um grupo de usuários locais. Este sistema costuma oferecer uma série de serviços, tais como: correio eletrônico, grupos de discussões, "murais de avisos", repositório de software público, etc. Muitos BBSs possuem acesso a INTERNET.

Binário
Sistema de numeração composto por dois dígitos usado para representação interna de informação nos computadores. Também utilizado para designar arquivos que contém informações que não são apenas texto, como por exemplo: arquivos de imagens, arquivos de sons, arquivos gerados por planilhas eletrônicas, arquivos gerados por editores de texto que incluam acentos, fontes de letra, negrito, sublinhado, etc.

BinHex
Um formato de conversão de arquivos que converte arquivos que estão em binário para texto ASCII. Este formato é utilizado, principalmente, pelo microcomputadores Macintosh®.

BITNET
Um acronismo de Because It's Time Network". É uma rede acadêmica e de pesquisa iniciada em 1981. Formada, na sua maior parte, por mainframes IBM®, utiliza um protocolo diferente da INTERNET. No entanto, é possível a troca de mensagens entre a INTERNET e a BITNET.

BPS
Bits Per Second. Velocidade de transmissão dos dados.

Browser
Paginador, ou navegador. É um programa utilizado para acessar o serviço WWW.

Ciberespaço
Mundo virtual, onde transitam as mais diferentes formas de informações.

Cliente
Programa responsável pela solicitação de um serviço (Archie, Gopher, Netfind, etc.). A solicitação é feita a um servidor.

Compressão
Processo pelo qual, através de programas específicos, procura-se diminuir o tamanho dos arquivos para que ocupem menos área nos discos.

Conexão Direta
Ligação permanente entre dois computadores. Também é conhecida como linha dedicada.

Conta
Ver username.

Correio Eletrônico (E-Mail)
Sistema de transmissão de documentos e mensagens entre pessoas através do uso de computadores.

Criptografar (Encriptar)
Significa converter um arquivo num código secreto, para que as informações nele contidas não possam ser utilizadas ou lidas até serem decodificadas.

Cyberspace
Termo criado pelo escritor de ficção científica William Gibson em seu livro "Neuromancer". É usado para se referir ao universo formado pelas redes de computadores.

Default
Valor padrão fornecido automaticamente pelo sistema operacional, quando não fornecido pelo usuário.

Dial-Up
Conexão feita com outro computador através de uma linha telefônica comum.

Diretório
Área do disco que contém informações sobre a localização, o tamanho e o tipo dos arquivos contidos no disco. Também é utilizado para designar a área do disco destinada para armazenar os arquivos do usuário.

Domínio
Nome que identifica um computador, departamento, ou organização na rede INTERNET.

DNS
Domain Name System. Sistema responsável pela conversão dos endereços no formato simbólico (exemplo: vortex.ufrgs.br) para o formato numérico (exemplo: 143.54.1.7), também chamado de endereço IP.

Download
É a transferência de um arquivo de outro computador para o seu computador.

E-Mail
Ver Correio Eletrônico.

Emulador de Terminal
Programa que permite a um microcomputador se comportar como (se transformar em) um terminal.

Endereço Eletrônico
Nome através do qual a INTERNET identifica o usuário. Exemplo: Brandao@pampa.tche.br.

Endereço IP
Ver IP.

FAQ
Frequently Asked Questions. Documento que tenta responder as perguntas mais freqüentes sobre um determinado assunto. Diversas listas (mailing list) e os USENET newsgroups mantem FAQs com o objetivo de evitar que os participantes percam tempo respondendo a perguntas básicas dos principiantes.

FIDONET
É uma rede mundial de BBSs.

Finger
Um programa que exibe informações sobre um usuário em particular, ou sobre todos os usuários que estão usando, no momento, um determinado computador.

Flame
Usado para designar insultos ou ataques pessoais através de mensagens eletrônicas.

FTP
File Transfer Protocol. Protocolo utilizado para transferir arquivos entre dois computadores na INTERNET. Também é utilizado para designar o programa que realiza a transferência dos arquivos.

FTP Anônimo
É o uso do FTP em localidades conectadas à INTERNET, que oferecem acesso público a parte dos seus arquivos, sem a necessidade do usuário ter conta nestas localidades.

FTP Site
Local (computador) que possui um repositório de software público.

FYI
For Your Information. Uma série de documentos sobre a INTERNET que contêm informações básicas para usuários iniciantes.

Gateway
Um computador (ou equipamento específico) que liga servidores entre si.

GIF
Graphics Interchange Format. Um tipo de arquivo para a armazenagem de gráficos e figuras, desenvolvido pela CompuServe. É amplamente utilizado na Internet.

Gopher
Uma ferramenta da Internet baseada em menus. É utilizada para "explorar" a INTERNET, pois localiza e recupera informações.

Gopherspace
Termo utilizado para denominar o conjunto dos servidores Gopher.

Hacker
Termo utilizado para classificar alguém que tenta penetrar ilegalmente em computadores de outros usuários ou empresas, ou modificar o comportamento de programas. Também pode descrever alguém que é fanático pelo uso de computadores.

Hiperlink
É a forma de ligação entre Home-Pages através de palavras que se encontram em destaque (sublinhadas). Ao se clicar sobre estas palavras é possível acessar outras informações da rede.

Hipermídia
Documento hipertexto que incorpora textos, gráficos, sons, imagens e animações.

Hipertexto
Documento que contém links (ligações) para outros documentos, o que permite um processo de leitura não seqüencial.

Home-Page
Página inicial de qualquer endereço eletrônico com conexão, ou hiperlinks, para outros servidores da Internet ou ainda para entradas de hipertexto.

HOST
Um computador da INTERNET no qual você pode se conectar usando Telnet, obter arquivos usando FTP, ou de qualquer outra forma fazer uso dele.

HTML
HyperText Markup Language. Uma linguagem de formatação de textos utilizada para indicar para o browser como ele deve exibir o texto e os recursos de multimídia associados.

HTTP
HyperText Transfer Protocol. Protocolo utilizado pelo serviço WWW.

Interativo
Processo de comunicação através do qual o usuário recebe resposta imediata a um comando dado ao computador.

Interface
Conexão entre dois dispositivos em um sistema de computação. Também usado para definir o modo (texto ou gráfico) de comunicação entre o computador e o usuário.

INTERNET
É uma rede de redes que se comunicam através do protocolo TCP/IP.

INTERNET Society
Uma organização voltada a dar apoio ao crescimento e evolução da INTERNET.

InterNic
INTERNET Network Information Center. Local que mantém uma série de informações a respeito da INTERNET. Você pode acessar estas informações via FTP, utilizando o endereço ftp.internic.net.

IP (endereço)
Endereço numérico que identifica de forma única um computador na rede INTERNET; Possui o seguinte formato: n1.n2.n3.n4 (Exemplo: 143.54.1.7).

IRC
INTERNET Relay Chat. Programa que permite a vários usuários "conversarem" em "tempo real".

ISO
International Standards Organization. É a organização que cria padrões internacionais para diversas áreas, incluindo computadores. Congrega em torno de 90 países.

Knowbot
Uma ferramenta que permite que sejam pesquisados diversos bancos de dados diferentes a procura de endereços eletrônicos e outras informações sobre usuários da INTERNET.

JPEG/JPG
Joint Photografic Experts Group. Um tipo de arquivo para a armazenagem de gráficos e figuras. Arquivos deste tipo costumam ser menores que os arquivos tipo GIF. No entanto, geram menor qualidade de imagem que os GIFs.

Largura de Banda
É a capacidade de enviar informação por um determinado canal ( um fio de cobre, um radioespectro, ou uma fibra ótica), ou seja, o número de bits por segundo que se pode transmitir através de um canal qualquer.

Linha Dedicada
Ver conexão direta.

Linha Discada
É uma linha telefônica comum. Pode estar sujeita a ruídos e interrupções. Também conhecida como linha comutada.

Listas
Ver mailing list.

Local
É como se denomina o computador que solicita um serviço.

Log-in
Procedimento de abertura de sessão de trabalho em um computador. Normalmente, consiste em fornecer para o computador um username e uma senha, que serão verificados se são válidos, ou não.

Mainframe
Computador de grande porte.

Mailing List (Listas)
Grupo de discussão em que as mensagens são distribuídas via correio eletrônico.

Menu
Lista de opções a serem escolhidas, geralmente exibidas no vídeo.

MIME
Multi-purpose Internet Mail Extension. Método que permite que arquivos binários (imagens, sons, etc.) possam ser enviados via mail.

Modem
Modulador-Demodulador. Dispositivo que permite a comunicação de dados entre computadores através de linhas telefônicas.

MPEG
Moving Pictures Expert Group. Um tipo de arquivo que é utilizado para armazenar animações. É um padrão internacional.

Multimídia
A combinação de imagens gráficas, áudio e animação.

Netfind
Ferramenta utilizada para procurar os endereços eletrônicos dos usuários da INTERNET.

Netiquette
Procedimentos de ética e etiqueta que devem ser observados quando estamos utilizando a rede.

NetNews
Ver USENET.

NEWS
Ver USENET.

Newsgroups
Grupos de discussão da USENET.

News Reader
Programa que permite que sejam lidos os newsgroups da USENET.

NIC
Network Information Center. Uma localidade designada para fornecer serviços de informações úteis para os usuários da rede.

NNTP
Network News Transfer Protocol. É o protocolo utilizado pela USENET.

Nó ou Nodo
Dispositivo conectado a uma rede. Normalmente, é um computador.

Off-Line
Quando o seu computador não está conectado a outro sistema.

OSI
Open Systems Interconnect. Um conjunto de protocolos desenvolvido pela OSI.

On-Line
Qualquer atividade executada enquanto o seu computador estiver conectado a um outro computador ou rede.

Ping
Um programa utilitário que verifica se você pode se comunicar com outro computador da INTERNET.

POP
Post Office Protocol. Protocolo usado por programas de correio eletrônico para recuperação e envio de mensagens do seu equipamento para um servidor de correspondência.

Porta
Ponto em um computador que serve para receber uma conexão. Normalmente, a cada porta está associado um determinado serviço (FTP, TELNET, etc.).

Post
Enviar uma mensagem para um newsgroups.

Postmaster
A pessoa encarregada pelo administração do sistema de correio eletrônico de uma localidade. O Postmaster pode ser consultado quando o usuário tem alguma dúvida. Todo o INTERNET possui um Postmaster e o seu endereço é Postmaster@endereço_do_nó. Exemplo: postmaster@pampa.tche.br.

PPP
Point to Point Protocol. Modalidade de conexão que permite aos computadores se integrar ao ambiente da Internet diretamente, em vez de utilizar máquinas provedoras de acesso como intermediárias.

Prompt
Símbolo ($, %, #) que indica que o computador está pronto para receber comandos.

Protocolo
Conjunto de regras que devem ser obedecidas para que se possa transmitir uma informação de um computador para outro em uma rede de computadores.

Provider
Empresa que oferece acesso a INTERNET.

Rede
Conjunto de computadores interligados, compartilhando um conjunto de serviços.

Remoto
É como se denomina o computador que fornece um serviço.

RFC
Request For Comments. Conjunto de documentos que descrevem os padrões adotados pela INTERNET.

Roteador (Router)
Um dispositivo (pode ser um computador) que interliga duas ou mais redes, inclusive as que utilizam diferentes tipos de cabos e diferentes velocidades de transmissão. No entanto, o protocolo deve ser o mesmo.

Servidor
Um computador que fornece um serviço (Archie, Netfind, etc.) para outro computador na rede.

Servidor de Terminais
Equipamento que atende as linhas de comunicação onde se ligam os terminais, conectando-os a uma rede.

Shareware
Software disponível em muitos locais da INTERNET. Inicialmente, o software é grátis, mas os autores esperam que o pagamento seja enviado depois de um período inicial de testes. Normalmente, os preços são baixos. É uma espécie de "teste antes e pague depois".

Sistema Operacional
Programa normalmente fornecido pelo fabricante para o controle e coordenação de todas as operações de um computador.

Site
Sinônimo de localidade.

SLIP
Serial Line Internet Protocol. Modalidade de conexão que permite aos computadores se integrar ao ambiente da Internet diretamente, em vez de utilizar máquinas provedoras de acesso como intermediárias.

SMTP
Simple Mail Transfer Protocol. É o protocolo utilizado para transferir mensagens de correio eletrônico entre dois computadores.

Snail Mail
Uma referência irreverente ao correio normal baseado em papel, comparando-se à velocidade do correio eletrônico da INTERNET.

Software de Domínio Público
Um programa não protegido por copyright, que pode ser utilizado sem que seja necessário fazer alguma forma de pagamento para o seu autor.

SysOp
SYStem OPerator. A pessoa responsável por cuidar do funcionamento de um BBS.

Talk
Programa que permite que dois usuários conectados à INTERNET "conversem" em "tempo real".

TCP/IP
Transmission Control Protocol/Internet Protocol. Conjunto de protocolos utilizado pela INTERNET a fim de permitir que os computadores se comuniquem.

Telnet
Um protocolo da Internet que permite faça um log-in em outro computador da rede.

TIFF
Tagged Image File Format. Um tipo de arquivo para a armazenagem de gráficos e figuras, desenvolvido pela Aldus e pela Microsoft.

TN3270
Uma versão especial de Telnet para acessar mainframes IBM®.

UNIX
Sistema operacional muito popular que teve (e tem) uma importância significativa no desenvolvimento da INTERNET. A maioria dos servidores da INTERNET utilizam o sistema operacional UNIX.

Upload
É a transferência de um arquivo do seu computador para outro computador.

URL
Uniform Resource Locator. É o sistema de endereçamento utilizado pelo WWW e um padrão de endereçamento proposto para toda a INTERNET.

USENET News
Um conjunto de grupos de debate (newsgroups) sobre os mais diversos tipos de assunto.

Username
Nome pelo qual o sistema operacional identifica o usuário.

UUCP
UNIX to UNIX Copy Protocol. Um sistema de cópia de arquivos utilizado por equipamentos UNIX.

UUENCODE
Método de codificação de binário para ASCII utilizado para enviar arquivos binários via mail.

VERONICA
Very Easy Rodent-Oriented Net-Wide Index to Computerized Archives . Um poderoso sistema para pesquisa de informações em diversos bancos de dados da INTERNET. A pesquisa é feita a partir de palavras chaves fornecidas pelo usuário.

Virus
Programa desenvolvido para "infectar" outros programas, inclusive o sistema operacional. O objetivo dos virus de computador é prejudicar o funcionamento normal do computador. Muitas vezes, causam prejuísos irreparáveis como, por exemplo, a destruição dos conteúdo dos discos do computador.

VMS
Virtual Memory System. Sistema operacional proprietário da empresa DEC - Digital Equipment Corporation.

VT100/VT102
Um modelo de terminal desenvolvido pela DEC - Digital Equipment Corporation. É o padrão de terminal usado na INTERNET.

WAIS
Wide Area Information Servers. Um poderoso sistema para pesquisa de informações em diversos bancos de dados da INTERNET. A pesquisa é feita a partir de palavras chaves fornecidas pelo usuário.

Whois
Um serviço da Internet que permite que sejam pesquisados, em um banco de dados, endereços eletrônicos de usuários da rede.

Webmaster
A pessoa responsável pela administração de um WWW.

WWW
World Wide Web. É um sistema baseado em hipertextos que permite a procura e a utilização dos recursos disponíveis na INTERNET.

X.500
Um padrão ISO para sistemas de diretórios, com a finalidade de localização de usuários de correio eletrônico.

Zmodem
Um protocolo de transferência de arquivos muito rápido, utilizado por diversos programas emuladores de terminal.

[Volta Página Principal]


rieli@rieli.com.br

Telefone para Contato: (44) 8411-8241